Os trabalhos de instalação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Araquari seguem o cronograma previsto, para manter a conclusão até o fim desse ano. E para que a Estação possa entrar em operação, uma etapa importante iniciou na segunda quinzena de junho – a instalação da adutora de água bruta, que vai conectar o Rio Piraí com a ETA. No total, serão quase 6 km de tubulação da adutora DN300, ligando o rio até a Estação.

A nova ETA de Araquari terá capacidade para tratar até 200 litros por segundo, o equivale a 17,2 milhões de litros de água produzida diariamente, o suficiente para encher quase sete piscinas olímpicas. A obra acontece na localidade de Ponto Alto, em terreno cedido pela Prefeitura. O investimento da CASAN nessa estrutura é de 30 milhões. A unidade está sendo feita na modalidade de construção com estruturas pré-fabricadas, montadas direto no local, o que torna mais rápido o processo.

A Estação vai reforçar o abastecimento de água para todos os bairros de Araquari, acompanhando o crescimento do Município nos próximos anos. Segundo dados do IBGE, em pouco mais de uma década a população da cidade quase dobrou, indo de 25 mil para mais de 45 mil habitantes. No mesmo período, o PIB foi multiplicado 14 vezes, sendo um dos que mais cresceu no Estado.

Fonte: Divulgação Casan
Foto: Acervo CASAN

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.