O município de Araquari está cortado por duas rodovias federais (BR 280 e BR 101) e uma rodovia estadual (SC 301), que permitem qualquer pessoa acessar todos os bairros de Araquari.
Vindo pela BR 101 no sentido norte-sul (Curitiba-Florinópolis) o motorista irá encontrar um trevo de acesso às cidades de Jaraguá do Sul e Guaramirim (à direita) e de acesso ao centro de Araquari, à Balneário Barra do Sul e à São Francisco do Sul (à esquerda). Seguindo em frente pela BR 101, o território de Araquari faz divisa com a cidade de Barra Velha próximo ao pedágio.
Tanto o acesso a Jaraguá do Sul quanto para o centro de Araquari é pela BR 280.
Após se entrar na BR 280 em sentido ao centro de Araquari o motorista irá encontrar outro trevo que permite o acesso a SC 301 (à esquerda) ou continuar pela BR 280 à direita seguindo-se para o centro de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. Caso acesse a 301 o motorista irá entrar no bairro Itinga em Araquari, que faz divisa com a cidade de Joinville, podendo assim ir até Joinville.
Cada bairro de Araquari possui características peculiares. Observe os atrativos e programe uma visita:
Bairro Itinga: Este bairro é o mais populoso de Araquari, localizado na SC 301. Atualmente está se tornando um grande pólo comercial, com várias lojas do comércio varejista e também com empresas variadas.
Loteamento Cerro Azul: Pertencente ao bairro Porto Grande, por este loteamento é possível acessar a BR 101 através da estrada geral da Corveta e também Joinville através da estrada geral do Rio do Morro.
Bairro Porto Grande: Neste bairro se percebe o avanço de Araquari na área empresarial, pois se observa às margens da BR a grande quantidade de empresas instaladas e muitas que estão se instalando.
Loteamento Icaraí: Localizado no bairro Porto Grandeí, assim como outros localizados às margens da BR 280, encontra-se nesse loteamento o comércio local e é onde está instalado o Instituto Federal Catarinense de Ciência e Tecnologia, anteriormente chamado de Colégio Agricola Senador Carlos Gomes de Oliveira.
Centro: No centro da cidade estão localizados alguns pontos turísticos como o Santuário Senhor Bom Jesus de Araquari, a Carioca, a Estação Ferroviária, o Rio Parati, e órgãos públicos como a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, o Fórum, a Casa de Cultura Theodoro Martins Xavier o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola, a Biblioteca Pública Municipal, a APAE de Araquari, o Pólo da FUNASA, a sede da CELESC, a sede da CASAN, bancos, e outros. No centro também se encontra o comércio varejista, lanchonetes e restaurantes.
Bairro Areias Pequenas: O Areias Pequenas é uma extensão do centro, possibilitando o acesso ao Balneário de Barra do Sul e São Francisco do Sul. Neste bairro também há pontos para alimentação e compras diversas.
Linguado: Após a entrada de acesso a Balnerário Barra do Sul, seguindo-se adiante o turista encontra os dois aterros do Canal do Linguado, que oferecem lindas paisagens naturais para se apreciar. Há também pontos de venda de frutos do mar.
Guamiranga: Esta localidade está na divisa de Araquari com Guaramirim, a aproximadamente 40 km do centro da cidade. Como atrativo turístico no Guamiranga há a ponte pencil, o salto d’água, a capela São Miguel, um cemitério centenário pertencente a comunidade luterana e também a paisagem das grandes plantações de arroz, que representam 70% da produção araquariense.
Bairro Ponto Alto: Os dois acessos para este bairro são pela BR 280 próximo ao trevo da BR 101 e também pela estrada geral da Corveta. Neste bairro se destacam as grande plantações de banana.
Morro do Jacú: Logo após se passar pelo trevo de acesso a Jaraguá do Sul no sentido Joinville-Florianópolis está o acesso à localidade do Morro do Jacú. Com características agrícolas, muitas propriedades trabalham no cultivo do arroz, o que representa aproximadamente 30% da produção de arroz de Araquari. Há também algumas empresas e uma fábrica de processamento de lixo reciclável.
Bairro Corveta: Neste bairro estão localizados a insdútria de biscoitos Mabel, o Instituto de Educação Adventista de Santa Catarina, além de outras empresas de grande porte localizadas às margens da BR 101. Pela estrada geral da Corveta também se tem acesso ao centro da cidade.
Bairro Rainha: Neste bairro se encontram plantações de maracujá, empresas de grande porte instaladas também às margens da BR 101, pontos de alimentação e venda de produtos artesanais e atrativos turísticos como a réplica da Nau do Descobrimento do Brasil.
Bairro Itapocu: O bairro Itapocu possui o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Itapocu, mais conhecido com o CDCI, que faz o trabalho de beneficiamento do fruto do maracujá, produzindo geléias, sucos e batidas naturais. Neste bairro está instalada a Sub-prefeitura de Itapocu. O turista também encontra no Itapocu locais de alimentação e pousada. Um grande representante cultural de Araquari está no Itapocu – O Grupo Catumbi da Irmandade Nossa Senhora do Rosário.
Barra do Itapocu: A estrada da Barra do Itapocu é um dos acessos que se tem para ir diretamente da BR 101 para Balneário Barra do Sul sem passar pelo centro de Araquari. Nesta localidade está a praia de Araquari, que é acessada por uma ponte pênsil, e o turista pode também encontra muitos frutos do mar que são comercializados pelos pescadores locais, além de lanchonetes e comércio local.
Morro Grande: Esta localidade é vizinha da Barra do Itapocu, permitindo o retorno do turista à BR 101. No Morro Grande também se encontra plantações de maracujá e de outras culturas. No Morro Grande a pesca também está presente, pois o rio Itapocu acompanha a margem da estrada.
Fonte: Prefeitura Municipal.