Maristela de Oliveira e João Gadotti são um casal cheio de fé e foi pensando nela que eles partiram de Garuva para Araquari. João já conhecia a cidade, esteve no município por diversas vezes, ele é do tempo que o transporte mais utilizado para viagens era o trem. Também já havia participado de algumas edições da Festa do Senhor Bom Jesus, mas, Maristela veio pela primeira vez e com algo especial. “Eu vim para agradecer e cumprir uma promessa que havia feito e também para pedir mais uma ajuda”, diz.
Ela teve um ano bem difícil, esteve doente e segundo Maristela, graças ao Bom Jesus já está melhor. O marido veio para acompanhá-la. A Festa do Senhor Bom Jesus é um evento tradicional para Araquari, existe desde que a cidade era chamada de Freguesia do Bom Jesus e este ano, a estimativa da organização é de compareceram no local, em média 50 mil pessoas.
A festa é tão tradicional que há 46 anos, Mara Suzana Duarte vem participando dela. “Eu nasci em Araquari e estou aqui todos anos, ajudando no que posso e acompanhando o Bom Jesus”, conta. Ela faz parte de grupos de liturgias e sempre está em contato com a igreja. “Eu vinha com minha mãe quando ela trabalhava na igreja e agora sigo o mesmo caminho”. E não é só isso, Mara manteve a sua tradição e traz com ela também as filhas. “Elas sempre estão na festa, me acompanhando, está no sangue”.
A festa do Bom Jesus de Araquari teve início no dia 28 de julho com as novenas e seu encerramento foi ontem (06/08/2014), com uma procissão. Além da religião, o evento reuniu pessoas também que vieram para se distrair com a família e amigos e fazer compras nas diversas barraquinhas espalhadas pelo local com doces, salgados e outras mercadorias.
Segundo o secretário de Turismo, Lazer e Esportes do município, Paulino Sérgio Travasso que também trouxe a família para prestigiar a festa e acompanhar a procissão, as expectativas com relação ao evento foram superadas. “Em termos de organização melhorou bastante e em plena quarta-feira que é um dia comum de trabalho em muitas cidades, conseguimos reunir um público muito bom. O que nos deixou bastante felizes também foi ver a participação e envolvimento da comunidade e a dedicação dos padres do município que ajudaram a tornar o evento um sucesso”, comenta.
Jaqueline de Mello – Gerente de Comunicação Prefeitura Municipal.