Araquari começa a escolher os pratos para a 12ª Festa do MaracujáA 12ª Festa do Maracujá é só em abril de 2015, porém, a organização do evento já começou a se mexer. Nesta quinta-feira (3), um grupo de mulheres produtoras de maracujá, se reuniram no Centro de Desenvolvimento Comunitário do Itapocu (CDCI) para a apresentação de alguns pratos diversificados que podem estar entre as opções de culinária da festa.
 
“O nosso objetivo é poder oferecer cada vez mais opções para o público que vir prestigiar esse evento que já faz parte da cultura e história de Araquari”, comenta Sanderlei de Jesus Duarte, secretário de Agricultura.
 
No ar, o cheiro de maracujá já abria o apetite de quem entrava na sala onde estavam os alimentos. Na hora da degustação, cada mordida era saboreada com cuidado para poder ser analisada posteriormente. “Hoje nós fazemos a apresentação e degustação dos pratos para saber qual é viável ou não de ser vendido na festa, já pensando também nos custos para a fabricação de cada produto e posteriormente, no valor a ser cobrado”, comenta Daniela Guimarães Nunes, extensionista rural da Epagri de Araquari.
 
Tortas, pudins, pão, empadinha, compotas, coxinhas, maionese, farofa, x sadala, tudo feito à base de maracujá. E não poderia faltar, é claro, um saboroso e peculiar suco de couve com o fruto típico da festa, que compôs as novidades à mesa. Segundo Daniela, muitas das receitas foram feitas a partir dos cursos de capacitações oferecidos pela Epagri em parceria com a secretaria da Agricultura, ou mesmo, adaptadas de outras receitas.  “Até pipoca com calda de maracujá já foi uma receita testada pelas produtoras”, diz.
 
Além de produzirem o fruto, muitas delas também participam da festa vendendo seus produtos e foi esse o objetivo da degustação de hoje, testar os sabores e aprovar ou não os pratos. Rosemeri Stuhler é uma das produtoras que já participou da festa com a venda de mousse de maracujá e gostou do resultado: “Eu tive muitas vendas no ano passado e esse ano, pretendo participar com produtos diferentes”, comenta. Produtos que já foram aprovados e estão mais perto de garantir uma estadia nas prateleiras, balcões e mesas da praça de alimentação da 12ª Festa do Maracujá. O próximo passo é sentar com a extensionista rural que irá ajudar as produtoras a fazer os cálculos de gastos e valor final do produto.
Araquari começa a escolher os pratos para a 12ª Festa do Maracujá
 
Jaqueline de Mello – Gerente de Comunicação

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Araquari.