“Arandua – aproximando culturas” é um projeto, da Cia. artística GuiTa, que propõe seis apresentações teatrais, em três aldeias guarani do estado de Santa Catarina, bem como em espaços públicos nas respectivas cidades sedes das Tekoas (aldeias), sendo elas: Tekoa Tarumã, no município de Araquari; Tekoa Mymba Roka, no município de Biguaçu; e Tekoa Marangatu, no município de Imaruí. As apresentações no Município de Araquari ocorrem no dia 27/06, no auditório da Polícia Militar, rua Coronel Almeida, 175, centro, e na Tekoa Tarumã, BR 101, km 64.
Ao final de cada apresentação, como contrapartida, haverá rodas de conversas com a presença dos professores guarani Adailton Karai Moreira e Silvana Mindua Vidal Veríssimo, consultores culturais do referido projeto, com o propósito de ampliar o diálogo da cultura originária do povo Guarani Mbya e a cidade; levar o teatro às aldeias; realizar atividades artístico-pedagógicas baseadas no encontro; estreitar relações; e abrir caminhos para compartilhar conhecimentos.
Sinopse do espetáculo:
A história da criação contada através da cosmovisão Guarani. A dramaturgia revela-se a partir dos elementos que compõem o cotidiano Guarani.
Embarque no som do tambor e sinta o chamado da natureza. Depois de sonhar com um beija-flor sagrado, Djatchuká sai em busca de uma terra não muito longe, lá ela encontra a tchedjaryi (anciã), que nos conta as histórias ao redor do fogo e aponta os caminhos de Arandua, a sabedoria ancestral.
Reviver as histórias é uma das práticas do nhandereko, o sistema de vida Guarani, que renova e fortalece a cultura através de gerações.
Ficha Técnica:
Direção Geral: Guilherme Peixoto
Concepção do espetáculo: Rafaela Herran
Atores: Guilherme Freitas e Tainá Orsi
Técnico de Som e Luz: Guilherme Peixoto
Dramaturgia: Adailton Karay Moreira, Daniel Timóteo Kuaray, Santiago Oliveira, Marcelo França, Tainá Orsi, Guilherme Freitas, Rafaela Herran e Daniela Antunes.
Trilha Sonora: Guilhermo Santiago
Figurino: Daniela Antunes
Cenário e confecção dos Bonecos: Guilherme Freitas e Gabriela Céspedes
Arte Gráfica: Guilherme Freitas
Consultores guarani: Adailton Karay Moreira e Silvana MinduaVidal Veríssimo
Assessoria de Imprensa: Teodoro Botelho
Produção: Tainá Orsi
Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.